Os alunos da Escola Professor Rafael Rueda (Pedra 90) saíram da rotina e realizaram o Dia da Saúde. Por meio do programa Voto Consciente, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), eles trocaram conhecimentos e ministraram uma série de palestras educativas, em sua maioria, voltadas para a temática da saúde. As principais palestras abordaram Gravidez na Adolescência, Violência contra a Mulher, Ética e Cidadania, além de Estresse e Ansiedade.

A servidora do TRE e psicóloga, Kelly Cristina Esteves Ferreira, falou sobre a gravidez na adolescência. Questões práticas, como as mudanças do corpo na fase adolescente, as forças da sexualidade, a utilização de contraceptivos e preservativos pelos jovens, DST–HIV, responsabilidades dos rapazes e moças quando iniciam a vida sexual, o significado de uma criança na vida e as mudanças que ela traz para o jovem estudante, foram debatidos na atividade. Foram dados exemplos de casamentos frustrados pela imaturidade e em decorrência de gravidez precoce, assim como a importância de se viver plenamente cada fase da vida.

O tema também foi desenvolvido por dois jovens estudantes da escola que vivenciam a experiência de serem pai e mãe. “Este foi um tema que sensibilizou sobremaneira os estudantes e os convocou a uma séria reflexão, porque foi conduzido por uma jovem mãe e um pai adolescente, os quais mobilizaram a turma com o depoimento de suas experiências de maternidade e de paternidade, enquanto vivenciam a juventude, a vida escolar e a construção de uma profissão que lhes garanta o próprio sustento e o da criança”, destacou a psicóloga.

Para a aluna de 15 anos e estudante do 1º ano do ensino médio, Thais Souza de Pinho, a palestra ajudou bastante as jovens que tem o sonho de ser mãe. “Foi uma oportunidade de pensar e refletir sobre a realização dessa possibilidade de ser mãe no tempo certo, depois que a gente puder ter uma profissão e conseguir sustentar o nosso filho para dar um futuro melhor a eles”. A mesma opinião foi compartilhada pela estudante do 2º ano, 16 anos, Vivian. “Quero fazer diferente na minha vida. Vou aproveitar ao máximo a adolescência de forma consciente”.

Na opinião do professor de química e biologia, Antônio Benedito do Prado Louzada, é sempre bom poder compartilhar experiências de vida. Trabalhar com jovens é um desafio. A cada ano que passa, a maneira de ensinar sofre mudanças. Os jovens de hoje têm acesso à tecnologia, eles possuem a informação nas palmas das mãos, porém, nem todos têm a maturidade para lidar com tal instrumento de uma forma responsável e segura. Acredito que o “novo” atrai e instiga a curiosidade desses alunos. Eles estão na fase das descobertas e a gravidez é um dos assuntos mais falados entre eles mesmos”.

O professor destaca que ouve os alunos, que a preocupação sobre doenças sexualmente transmissíveis nem sempre está presente nas conversas. “Muitos assumem que usam preservativo durante suas experiências sexuais, mas o que assusta, é o motivo relatado por eles, nem tanto a preocupação com uma D.S.T. , mas sim tentando evitar uma gravidez indesejada. Hoje tivemos jovem falando com jovem, adolescente dando depoimento para adolescente. Sou grato todos os dias por poder participar do desenvolvimento de cada um, preparando-os para um mundo em que não podemos prever, somente construindo conhecimento para que eles possam viver. Eu sou apaixonado pela minha profissão!”

O Dia da Saúde também teve inovação. Os jovens palestrantes Diógenes, Majore, P3, Ribamar e Maicon conquistaram os alunos com a Rap Palestra sobre Drogas, encantando os estudantes e conscientizando-os de um jeito que os adolescentes entendem muito bem: com música!

Em linhas gerais, os debates entre os alunos foi focado na sexualidade do jovem, nas concepções atuais sobre o namoro, e na busca da felicidade como propósito de vida. Foi feita uma reflexão sobre a tentativa de solucionar os problemas familiares por meio do namoro e do casamento precoces, as dificuldades em lidar com a família. O Dia da Saúde foi uma ação realizada pela união de todos os partidos que concorrem a eleição do Programa Voto Consciente.

Crédito: Matéria Daniel Dino - Assessoria TRE-MT

No Banner to display

Os comentários estão fechados.