Dando seqüência aos trabalhos de revitalização em canteiros centrais, viadutos e rotatórias, a Prefeitura de Cuiabá dará inicio10 aos serviços de paisagismo e jardinagem em toda a extensão do canteiro central da tradicional Avenida Mato Grosso, e no ponto onde será instalado o relógio/totem para contagem regressiva dos 300 anos. Simultaneamente na Avenida Oito de Abril, no entroncamento de retorno para Avenida Isaac Povoas, onde o segundo relógio também será instalado, o serviço de revitalização também começará a ser realizado.

Todas as intervenções serão executadas com investimentos oriundos da empresa vencedora do chamamento público realizado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos (Sec 300), no mês de maio, no valor equivalente a R$ 750 mil. O montante contempla a administração dos novos relógios, com a contrapartida dos dois projetos de revitalização do canteiro central e dos pontos onde estes aparelhos serão fixados, além da construção das peças que compõem sua estrutura.
A previsão de entrega é de aproximadamente 60 dias, em virtude da substituição de toda a estrutura de concreto – de aproximadamente três mil metros, pelo plantio de grama e de 80 árvores adultas de Ipês, além da instalação de bancos e lixeiras. O local também receberá uma grande melhoria no quesito iluminação, com a instalação de lâmpadas do tipo LED. A produção do relógio, bem como de todo material necessário dos dois projetos, é de responsabilidade da iniciativa privada e será executada junto à revitalização.
O município, por meio da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, está coordenando a execução, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para a disponibilização da mão-de-obra direta, como rotineiramente o serviço já é desempenhado em outros espaços públicos da Capital. Os projetos foram desenvolvidos pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), já o relógio foi confeccionado pela Sec 300.

Segundo o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, as ações que o Município tem realizado no Centro Histórico e em todo seu entorno tem o objetivo de promover a reestruturação da região e transformá-la em um verdadeiro cartão postal da cidade. “Além do totem na Av. Mato Grosso e na Oito de Abril, estudamos colocar mais um na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), todos seguindo os mesmos moldes de parceria, sob a administração de uma empresa do ramo de publicidade. O ponto exato e patrocinador ainda serão definidos”, explicou o secretário.
O gestor ainda ressaltou que a responsabilidade com a manutenção dos canteiros, como a poda de árvore, limpeza, conservação da paisagem, dos bancos, assim como qualquer substituição de material referente ao relógio, ficarão a cargo da empresa vencedora do chamamento público, conforme consta em contrato.

O Relógio
O novo e moderno totem terá 15 metros de altura e 6,20 metros de largura. Será construído com o formato de viola de cocho, fazendo referência às raízes cuiabanas. O aparelho também contará com duas telas de LED, que servirão tanto para a contagem dos 300 anos, como para a transmissão de campanhas e informações de interesse público, além de divulgação publicitária por parte do setor privado. Na Oito de Abril, o relógio terá painéis de 21 metros para os dois sentidos – Avenida Lava Pés, ou retornando para centro pela Avenida Isaac Povoas.

Outras Ações
Paralelamente, outras frentes de trabalho estão sendo executadas, como a revitalização do canteiro da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que segue em andamento, com o primeiro trecho de toda a extensão já aterrado e preparado. A próxima etapa será a instalação da grama e o plantio de mudas. De acordo com o cronograma previsto, a conclusão da revitalização é de 90 dias, podendo ser prolongado, de modo que não prejudique a fluidez do tráfego.
Para não atrapalhar o trânsito no local, as equipes de trabalho atuam durante a noite, com a utilização de maquinários. Durante o dia, o trabalho é feito de maneira braçal, cuja mão-de-obra advém da própria administração direta.

Crédito: ANDRESSA SALES - PREFEITURA DE CUIABÁ

No Banner to display

Os comentários estão fechados.