Mais de 700 pessoas participam da 13ª Conferência Municipal de Saúde

Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, a abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde reuniu mais de 700 pessoas no Hotel Fazenda Mato Grosso. Dentre os conferencistas, estão representantes do poder público, dos trabalhadores da saúde, lideranças, usuários e observadores para discutir questões ligadas ao fortalecimento e ampliação da participação social.

Outro objetivo da conferência é ofertar subsídios e diretrizes para a construção da política municipal de saúde do município que será implantada nos próximos dois anos. Em Cuiabá, o evento é realizado por força da Lei Complementar 094/2003. Os debates acontecem acerca das temáticas federais: Democracia e Saúde, Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS.

Durante cerimônia de abertura, o vice-presidente e coordenador da 13ª Conferência Municipal, Júlio César Garcia enfatizou a importância de fazer parte desta construção, ressaltando que a etapa municipal é o maior fórum de debates da Saúde Pública na Capital feito diretamente pelo controle social e por quem de fato vivencia o SUS.

“Não por acaso este é o maior fórum de debates em saúde da Capital. Aqui estão reunidas todas as pessoas que de fato vivenciam o SUS, desde o controle social – Conselho de Saúde, usuários, trabalhadores, gestores e membros da sociedade organizada. Todos estamos imbuídos no mesmo objetivo que consiste não apenas em cobrar, mas em participar ativamente e delinear propostas de melhorias para a área e encaminhá-las à gestão para serem implantadas de forma a sanar o anseio das comunidades”, disse.

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho as propostas de melhorias vem ao encontro da virada de página que o prefeito Emanuel Pinheiro quer fazer na Saúde, especialmente na Atenção Básica e garantiu que todas as propostas deliberadas pelo fórum serão apreciadas na integra pela gestão.

“A missão que me foi dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, é que viremos a página da Saúde Púbica de Cuiabá. Este é o maior anseio dele enquanto filho desta terra. Embora não esteja sendo uma tarefa fácil, estamos trabalhando arduamente para entregar uma Saúde verdadeiramente humanizada à população. Na próxima segunda-feira, 15 entregaremos a 2ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá e em maio entregaremos essa importante unidade hospitalar 100% funcionando. Após a entrega, nós mergulharemos de cabeça na atenção básica. Essa é a determinação do prefeito e iremos cumprir à risca. Por isso, é tão importante participarmos desse importante espaço social. Tenham certeza que cada proposta desta conferência será apreciada, para com a participação popular, buscarmos a melhor forma de resolver os problemas que afetam em cheio os cuiabanos”, frisou.

A etapa municipal segue no Hotel Fazenda Mato Grosso, até a próxima sexta-feira (12) das 8h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *