Prefeitura realiza 2º Encontro de Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Mais de 600 profissionais, divididos em dois turnos, participam no Hotel Fazenda Mato Grosso de mais uma formação. A iniciativa integra as ações do Programa de Formação Continuada da Rede Pública Municipal de Cuiabá, por meio do Projeto “Educação Especial: Inclusão e Humanização na Escola Cuiabana”.

A formação foi organizada com duas palestras que abordarão aspectos voltados para a qualificação da ação educativa dos Cuidadores de Alunos com Deficiencia (CAD). A primeira palestra vai abordar o tema Estratégias de Trabalho Pedagógico voltado às crianças com Deficiência e será proferida pela Equipe Multiprofissional da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a coordenadora de Organização Curricular, Eliane Quinhone, “o foco da formação é suscitar reflexões sobre o processo de cuidar e educar na perspectiva da Educação Inclusiva, sugerindo estratégias adequadas e significativas para o trabalho da CAD com os estudantes”.

A segunda palestra vai abordar A interação do autista no Contexto Escolar e será ministrada Profª Me. Ângela Cristina Munhoz Maluf, pedagoga, neuropsicopedagoga, escritora com sete livros publicados, psicopedagoga e especialista em Educação Infantil, Educação Especial e Saúde Mental. A profissional abordará questões essenciais para a inclusão dos estudantes com transtorno do espectro autista no ambiente escolar.

A rede pública municipal de Cuiabá atende, cerca de 300 estudantes autistas e já disponibilizou 658 CADs para atendimentos aos estudantes com deficiência.

A formação tem o apoio da Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *