Dia do Pi é comemorado pelos fãs da matemática no mundo inteiro

O Pi, representado pela letra grega π, foi descoberto pelos egípcios no ano de 1506 a.C.. Mas foi em 1706 que o matemático William Jones propôs a sua primeira utilização, ainda que outro matemático, Leonhard Euler, tenha popularizado o número, já que foi ele quem indicou a constante com a letra grega π. O Pi se refere ao resultado da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro, sendo um elemento fundamental na disciplina, usado principalmente para cálculos na Geometria.

“O Pi pertence aos números irracionais e, apesar dos matemáticos já terem calculado mais de 1 trilhão de casas decimais além do padrão ‘3,14’, seu valor tem uma quantidade infinita de casas decimais e não periódica, por ser um número irracional”, explica o Professor Ferretto, maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 1,9 milhão de inscritos em seu canal no YouTube.

Devido à sua importância na matemática, todos os anos, no dia 14 de março comemora-se no mundo todo o Dia do Pi, que teve sua primeira homenagem em 1988, pelo físico Larry Shaw, nos Estados Unidos. “Esse dia foi escolhido porque no país, ao contrário da maioria dos países ocidentais, se usa o sistema de data em que o mês é escrito antes do dia e, por isso, os norte-americanos ligaram a data (3/14 lá) ao valor do Pi e acabaram criando essa comemoração para homenagear o número”, conta Ferretto.

Homenagens ao Pi

Com o tempo, o dia do Pi foi ganhando cada vez mais reconhecimento – tendo sido aprovado, oficialmente, pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em 2009 – e mais pessoas passaram a usar a data como um momento para exaltar as ciências e, principalmente, a matemática.

São inúmeras as brincadeiras e homenagens do mundo todo em comemoração ao Dia do Pi. Desde 2010, o Google homenageia a ocasião com ações que envolvem o tema. A NASA também promove a ação “Pi in the Sky”, um conjunto de desafios matemáticos reais com a temática espacial, onde os participantes devem calcular problemas reais, como terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter, taxa de rotação do asteroide Oumuamua, entre outros, utilizando o número Pi.

“O legal do desafio é que as pessoas não precisam ser necessariamente boas na matemática, mas que elas deem o seu melhor, já que foram problemas que os engenheiros da NASA resolveram utilizando o Pi”, comenta o professor.

Outra homenagem feita para a data é o costume de se comer tortas redondas com a letra grega π, por conta de um trocadilho na língua inglesa, já que “Pi” se pronuncia da mesma forma que “pie”, que significa torta em inglês. Além disso, o Pi tem íntima relação com as medidas do círculo, que contempla o formato da sobremesa tradicional nos EUA.

Sobre o Professor Ferretto: é o maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 1,9 milhão de inscritos no Youtube. O canal proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de aprender e se desenvolver na matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. O acesso aos conteúdos do canal é gratuito, e também há cursos que podem ser adquiridos no site. Em seu blog, o professor também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

Isabella Sala – Assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *