Sanear participa de lançamento de campanha organizada pela prefeitura de Rondonópolis

Fonte:Assessoria da Prefeitura

Rondonópolis produz hoje uma média de 190 toneladas por dia de lixo doméstico. Destes, 60 toneladas por mês são comercializadas pelos catadores da Cooperativa Nova Esperança que trabalham na Usina de Triagem, anexa ao Aterro Sanitário. Trinta por cento da cidade é atendida com a coleta seletiva, onde os materiais são levados para o aterro sanitário e separados pelos catadores, especialmente preparado para esse trabalho, com os cuidados sanitários para a separação dos rejeitos e materiais recicláveis.

Todo este trabalho é gerenciado pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), que ao administrar o aterro sanitário proporcionou um grande ganho para a cidade, pois passou a destinar os resíduos sólidos para um local adequado, evitando a contaminação do solo e outros tipos de danos. Este projeto e outros tantos executados pelo Sanear tem garantido uma cidade mais limpa, tema de uma campanha lançada pela prefeitura.

Na abertura, realizada no auditório do paço municipal, a diretora geral da autarquia, Terezinha Silva Souza, destacou que o principal trabalho deve ser feito nas escolas. “São as crianças os principais fiscais. Eles são críticos e sinceros, portanto se trabalharmos a educação ambiental nas escolas estaremos preparando um futuro melhor para nossa cidade”, explicou.

A diretoria do Sanear tanto acredita nisso que vem realizando, de forma periódica, ações nas unidades de educação. Palestras educativas, instalação de coletores de materiais recicláveis, panfletagem, projetos em praças e abordagem porta a porta são projetos em andamento e que trabalham diretamente com o público jovem e adulto, visando a redução do descarte incorreto de resíduos, a economia de água e, principalmente,como diminuir a produção de lixo e a participar da coleta seletiva, separando corretamente os materiais recicláveis.

A Campanha Cidade Limpa vai acontecer de fevereiro a maio, mais no Sanear o lema é manter a cidade limpa durante os 365 dias do ano. Por isto, os projetos são constantes e busca atingir toda a Rondonópolis. A ideia é convidar o maior número de pessoas possível a participarem das ações, tornando-os multiplicadores em seu local de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *