A 32ª edição da operação “Lei Seca”, realizada na Avenida Isaac Póvoas, central de Cuiabá, resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de 23 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 31 veículos.

A ação que iniciou às 2 horas e registrou 15 autos de infração de trânsito pelo Artigo  165 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), quando se dirige sob efeito de álcool, considerada. “São pessoas que sopram o etilometro e tem resultado positivo, superior 0,04, por ar expelido”, explicou o delegado Christian Alessandro Cabral, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito.

Foram confeccionados também 11 autos de infração de trânsito pelo Art. 165-A, de motoristas que recusaram a submeter ao teste do etilômetro, cuja infração é considerada gravíssima.

Finalizada às 05h da manhã, a operação realizou ao todo 74 testes de alcoolemia e abordou 83 veículos que circulavam pelo local e apreendeu 11 Certificados de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV).

Durante a operação os policiais utilizaram câmeras GoPro, que foram adquiridas para dar mais segurança e transparência nas ações. “O resultado foi muito positivo. Os policiais e agentes receberam muito bem o equipamento e passaram a trabalhar com mais confiança e segurança, pois sabem que agora as condutas deles não serão mais questionadas porque tudo pode ser auditado. Os condutores, por outro lado, se sentiram desestimulados a desacatar, ofender e tumultuar as ações”, disse Cabral

A ação envolveu profissionais do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Crime

O motorista que for flagrado dirigindo embriagado terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40. No momento do teste de bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime. A pena é de detenção de seis meses a três anos.

Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.

Crédito: Matheus Mendes | PJC-MT

No Banner to display

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados*

"Os comentários não representam a opinião do site GPSnotícias e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação."

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>